A Lisboa da Moda - Os 10 Destinos do Momento


Novos restaurantes, cafés, bares e lojas abrem todos os dias em Lisboa, e há sempre aquele espaço acabado de inaugurar onde toda a gente quer ir. São espaços frequentados por lisboetas que também acabam por ser recomendados a turistas, nos bairros da moda. Porque hoje já se torna difícil ficar a conhecer todas as novidades e também os velhos clássicos, damos-lhe aqui uma ajuda, apontando para os destinos do momento:



Príncipe Real

Príncipe Real, Lisboa

O bairro do Príncipe Real é o que está mais na moda. É onde se encontram lojas independentes e onde estão alguns dos espaços mais badalados para um copo ou refeição a qualquer hora do dia, sobretudo na Rua Dom Pedro V e nos arredores da Praça das Flores.
O edifício na imagem acima é o Palacete Ribeiro da Cunha, hoje transformado numa galeria comercial, a Embaixada, que é um dos principais destinos de compras em Lisboa.


Lx Factory

Rua Rodrigues Faria, 103 (Alcântara)

Lx Factory, Lisboa

Quem diria que um espaço industrial abandonado, já fora do centro da cidade, se transformaria num dos destinos da moda em Lisboa? A Lx Factory começou por ser ocupada por empresas e profissionais criativos, depois vieram as lojas e os cafés, e até um pequeno mercado aos domingos. Agora, muitos passam por aqui ao final da tarde, terminando o dia num dos vários restaurantes.


Chiado

Chiado, Lisboa

O Chiado foi sempre o grande destino de compras, hoje misturando lojas independentes e cadeias internacionais, sobretudo nas ruas do Carmo e Garrett, e no centro comercial Armazéns do Chiado. Mas também é o grande ponto de encontro da cidade, em alguns dos melhores cafés, restaurantes e terraços da cidade.


Cais do Sodré

Ribeira das Naus, Lisboa

Chegou a ser um bairro a evitar, mas hoje o Cais do Sodré concorre com o Bairro Alto como principal destino noturno. Na Rua Nova do Carvalho (agora conhecida como "Rua Cor de Rosa", pela cor do pavimento) mistura-se gente de todas as idades e origens, nas esplanadas ou dentro dos bares. Durante o dia, é junto ao rio e no espaço de restauração do maior mercado da cidade (o Mercado da Ribeira / Time Out Market) que todos se encontram.


Bairro Alto

Bairro Alto, Lisboa

Durante os seus mais de 500 anos de vida, o Bairro Alto tem mantido um ambiente boémio e alternativo. Começando na Praça Luís de Camões, e entrando pela Rua do Norte, é onde os noctívagos percorrem as ruas à procura do bar ou restaurante ideal. O mais concorrido é o Park, no topo de um parque de estacionamento.


Doca do Jardim do Tabaco

Alfama

Doca do Jardim do Tabaco, Lisboa

O novo terminal de cruzeiros da cidade nasceu na Doca do Jardim do Tabaco, bem perto da estação de Santa Apolónia. Aqui encontra-se um grupo de antigos armazéns, hoje ocupados por alguns dos espaços mais badalados de Lisboa, incluindo restaurantes e a famosa discoteca Lux.


Miradouro de Santa Catarina

Santa Catarina

Miradouro de Santa Catarina, Lisboa

O Miradouro de Santa Catarina atrai todo o tipo de gente pela vista do porto de Lisboa e do pôr-do-sol, mas também pelas esplanadas dos seus cafés e restaurantes -- uma das preferidas é a do restaurante Pharmácia.


Avenida da Liberdade

Avenida da Liberdade, Lisboa

A Avenida da Liberdade é a avenida das lojas de luxo, mas também tem vários quiosques económicos para um copo ou refeição ligeira a qualquer hora do dia. Depois, passando por algumas das melhores ourivesarias e sapatarias nacionais, muitos seguem até à Rua Barata Salgueiro, que atravessa a avenida, para almoçar ou jantar em alguns restaurantes da moda, enquanto outros admiram a vista dos rooftops dos hotéis.


Docas de Santo Amaro

Alcântara

Docas de Santo Amaro, Lisboa

Atraem muitos turistas, mas as Docas de Santo Amaro (ou simplesmente “as Docas”) também são um destino de muitos lisboetas. As esplanadas com vista para os barcos e para a Ponte 25 de Abril são o perfeito cenário cosmopolita para a tarde ou noite.


Belém

Belém, Lisboa

Graças à abertura do MAAT, o bairro com a maior concentração de turistas é agora também um destino da moda para os lisboetas. A frente ribeirinha de Belém tem hoje várias esplanadas de cafés, restaurantes e bares.