Os 20 Mais Belos Castelos de Portugal


Esta era para ser uma lista com apenas dez castelos, mas num país com centenas de fortificações, isso acabou por ser impossível. Por isso eis uma seleção dos 20 castelos ou fortalezas mais impressionantes de Portugal, muitos deles construídos há mais de um milénio pelos mouros, e outros entre os séculos XII e XV para defender o país de invasões dos outros reinos ibéricos. Muitas destas construções são mais imponentes do que belas, mas todas são notáveis. A maioria é agora ruínas de obras que já foram magníficas, enquanto outros foram restaurados para se converterem em pousadas ou espaços museológicos.



Castelo de Santa Maria da Feira

Santa Maria da Feira

Castelo de Santa Maria da Feira

Este é um dos monumentos medievais mais completos do país. É um castelo de conto de fadas numa colina da cidade de Santa Maria da Feira, construído no século XI, redesenhado no século XV, e um dos poucos que foram cuidadosamente restaurados nas últimas décadas.
Fica a pouco mais de meia hora de Aveiro e a 25 minutos do Porto.


Castelo de Viana do Alentejo

Viana do Alentejo

Castelo de Viana do Alentejo

O Alentejo é conhecido pelas suas vilas pacatas, mas Viana do Alentejo chega a parecer uma aldeia fantasma. Tem pouco mais de 5000 habitantes, mas vê-se pouca gente nas ruas, e quase ninguém é turistas. É completamente esquecida pelos guias turísticos, mas tem um dos castelos mais curiosos do país. Este foi cuidadosamente restaurado em 2010, e merece ser mais divulgado e conhecido. Construído em 1313, com torres cilíndricas, é uma das obras mais notáveis do período gótico tardio em Portugal, e inclui uma igreja no interior das muralhas com um belo portal manuelino.
Fica a menos de meia hora de Évora.


Torre de Belém

Lisboa

Torre de Belém, Lisboa

Esta bela e singular fortaleza parece um castelo de um filme da Disney, mas é uma obra-prima da arquitetura manuelina, com uma ornamentação nunca vista em obras militares. Dos seus balcões com elegantes colunas tem-se vistas sobre o Tejo, no ponto de partida das viagens de Vasco da Gama e outros navegadores portugueses.


Castelo de Almourol

Tancos (Ribatejo)

Castelo de Almourol

Contam-se várias lendas sobre este castelo encantador, incluindo uma que diz que é assombrado por uma princesa. Tem origem num castro lusitano e numa edificação romana, e foi reconstruído pelos Templários em 1171.
Com 18 metros de altura e nove torres, foi erguido no centro de uma pequena ilha no meio do Tejo, num ambiente romântico.
Fica a menos de meia hora da cidade de Tomar e a cerca de 90 minutos de Lisboa.


Castelo de Óbidos

Óbidos

Castelo de Óbidos

Este castelo foi construído pelos mouros no século VIII, mas as torres datam de 1375. Foi transformado em pousada no século XX, por isso é um dos mais bem preservados do país. A vila medieval que as suas muralhas rodeiam é também uma das mais belas e melhor preservadas da Europa, atraindo milhares de visitantes.
O castelo tem torres quadrangulares e cilíndricas, e inclui o Paço dos Alcaides com janelas manuelinas, que faz agora parte da pousada.
Fica a pouco mais de 1 hora de Lisboa.


Castelo de Porto de Mós

Porto de Mós

Castelo de Porto de Mós

Construído pelos mouros e restaurado várias vezes pelos reis portugueses ao longo dos séculos, este castelo em estilo gótico e renascentista encontra-se numa colina virado para a vila de Porto de Mós. As suas torres são encimadas por coruchéus piramidais verdes, e a fachada sul apresenta uma bela varanda acrescentada em 1420.
Fica a cerca de 25 minutos do santuário de Fátima, a meia hora da Nazaré, e a pouco mais de hora e meia de Lisboa.


Castelo de Penedono

Penedono

Castelo de Penedono

Este pequeno castelo encontra-se na vila de Penedono, no interior do país. Já com mais de mil anos de idade, foi mencionado numa lenda medieval sobre doze cavaleiros portugueses que viajaram até Inglaterra para defender a honra de doze damas inglesas.
Nada resta do interior original, mas das muralhas tem-se uma bela vista sobre a vila e arredores.
Fica a cerca de uma hora de Viseu.


Castelo de Guimarães

Guimarães

Castelo de Guimarães

Símbolo da fundação do reino, este castelo na primeira capital do país tem oito torres com ameias. Diz-se que foi aqui que D. Afonso Henriques (primeiro rei de Portugal) nasceu, e uma pequena igreja românica ao lado do castelo é onde foi batizado.


Castelo dos Mouros

Sintra

Castelo dos Mouros, Sintra

As muralhas deste castelo trepam pela serra de Sintra, entre penedos colossais. Ao todo tem cinco torres, e oferece belas vistas panorâmicas. Construído no século VIII, inclui uma antiga cisterna e um parque romântico.


Castelo de Silves

Silves (Algarve)

Castelo de Silves

As primeiras fortificações em Silves foram contruídas pelos fenícios, depois pelos romanos e finalmente pelos mouros, antes de Afonso III conquistar a cidade e recuperar o castelo.
Das muralhas de arenito vermelho há belas vistas da cidade, e encontra-se também uma notável cisterna medieval abobadada.
Fica a cerca de 45 minutos de Faro e a meia hora de Albufeira ou Lagos.


Castelo de Alvito

Alvito (Alentejo)

Castelo de Alvito

Construído em 1482 na pacata vila de Alvito, com janelas manuelinas e mudéjares, este castelo foi residência de um nobre, mas qualquer um pode agora dormir nele, bastando reservar um quarto. Isto porque, após restauro, foi convertido em pousada em 1993, estando por isso bem preservado.
Fica a pouco mais de meia hora de Évora.


Castelo de São Jorge

Lisboa

Castelo de São Jorge, Jorge

As muralhas e onze torres deste castelo foram construídas pelos mouros, mas ruiram no terramoto de 1755. No entanto, foram restauradas no século XX e coram a capital portuguesa. O Castelo de São Jorge é um dos monumentos mais conhecidos e visitados do país, e oferece a melhor vista panorâmica de Lisboa.


Castelo de Tomar

Tomar

Castelo de Tomar

Este castelo templário é um dos monumentos mais impressionantes de Portugal, pois inclui o Convento de Cristo, obra-prima Manuelina classificada como Património Mundial.
Fica a 90 minutos de Lisboa.


Castelo de Monsaraz

Monsaraz (Alentejo)

Castelo de Monsaraz

Este castelo é toda uma aldeia medieval. Construído no século XIII, as suas muralhas circundam casas pitorescas, todas pintadas de branco. Por todo o lado há portas e arcos ogivais, assim como belas vistas panorâmicas, especialmente desde a praça de armas.
Fica a pouco mais de 45 minutos de Évora.


Castelo de Leiria

Leiria

Castelo de Leiria

Este castelo coroa a cidade de Leiria. Serviu de residência real no século XIV, apresentando principalmente um estilo gótico, e oferecendo vistas sobre a cidade desde a sua bela varanda.
Fica a cerca de uma hora e meia de Lisboa.


Castelo de Evoramonte

Evoramonte (Alentejo)

Castelo de Évoramonte

Situado no centro de uma típica vila alentejana, este castelo do século XII é ornamentado por “cordões” atados, simbolizando a dinastia de Bragança. Nas salas abobadadas do interior misturam-se vários estilos, desde o gótico ao renascentista e manuelino.
Fica a pouco mais de 90 minutos de Lisboa e a meia hora de Évora.


Castelo de Bragança

Bragança

Castelo de Bragança

Construído em 1187, este castelo tem janelas góticas e uma torre conhecida por “Torre da Princesa”, por ter sido a prisão da mulher de um fidalgo que a acusou de adultério e acabou por mandar assassinar. Noutra torre encontra-se um pequeno museu militar, e ao lado vê-se um pelourinho medieval com um berrão no pedestal, usado pelos celtas em rituais de fertilidade.
Bragança fica a pouco mais de duas horas do Porto.


Castelo do Sabugal

Sabugal

Castelo do Sabugal

Este majestoso castelo no interior do país tem uma beleza austera. A torre de menagem apresenta uma planta pentagonal invulgar, e o interior tetos abobadados e fechos ornamentados por escudos.
Fica a uma hora e 15 minutos de Viseu.


Castelo de Marvão

Marvão (Alentejo)

Castelo de Marvão

Erguido em 1299 sobre incomparável beleza natural, este castelo inclui duas cisternas e um núcleo arqueológico de armaria. A maior atração é, no entanto, toda a espetacular vila medieval que as suas muralhas rodeiam.
Fica a hora e meia de Évora.


Castelo de Alter do Chão

Alter do Chão (Alentejo)

Castelo de Alter do Chão

Este castelo medieval (construído em 1359) tem um portal gótico, três torres retângulares, dois torreões cilíndricos e uma torre de menagem com 44 metros de altura.
É hoje um dos melhores exemplos (em termos de conservação) da arquitetura medieval no país.
Fica a uma hora e 15 minutos de Évora.