Park
Calçada do Combro, 58
215 914 011
Abre todos os dias
facebook.com/parklisboaofficial
É um dos melhores terraços da cidade e um dos melhores bares do Bairro Alto. Abre à tarde para copos ao pôr do sol, e é animado pela noite dentro por um DJ ou por música ao vivo -- sempre com vista para a Ponte 25 de Abril.
Artis
Rua do Diário de Notícias, 95
213 424 795
Encerra à segunda-feira
facebook.com/ArtisWineBar
É, para muitos, o principal destino do Bairro há já vários anos. É um bar de vinhos que não é muito grande mas onde cabe um público variado, que se dirige aqui não só para beber mas sobretudo para conviver, conversar e acompanhar o vinho (todos nacionais) com petiscos. O destaque vai para o tradicional chouriço que se assa à mesa.
Páginas Tantas
Rua do Diário de Notícias, 85
966 249 005
Encerra à segunda-feira
facebook.com/Páginas-Tantas-Jazz-Bar
É dos poucos bares do bairro onde não se fica a beber à porta mas sim sentado no interior. Isso porque é mais espaçoso do que a concorrência, e sobretudo porque oferece um ambiente descontraído ao som de jazz. Destaca-se assim há duas décadas, e é dos poucos espaços com música ao vivo.
The Old Pharmacy
Rua do Diário de Notícias, 83
920 230 989
Abre todos os dias
facebook.com/The-Old-Pharmacy-wine-inn
Nesta antiga farmácia, o vinho é agora o melhor remédio. Quase todo o interior foi preservado, e os armários que dantes guardavam medicamentos são agora preenchidos por garrafas. Há literalmente centenas de vinhos, todos de origem nacional, que podem ser provados a copo. Queijos e enchidos acompanham nas pipas que fazem de mesa.
Cheers
Rua da Atalaia, 126
939 158 344
Encerra à terça-feira
www.cheerslisbon.com
Este bar ocupa o espaço da mítica discoteca Frágil, que foi um dos principais destinos noturnos da cidade durante mais de três décadas. Os antigos clientes poderão sentir alguma nostalgia ao vê-lo agora transformado em bar ao estilo de pub inglês, mas este não deixa de ser um dos melhores bares do Bairro Alto. Abre mais cedo do que a concorrência, antes da hora de jantar, e vai servindo uma variedade de bebidas pela noite dentro, num ambiente divertido e descontraído.
Portas Largas
Rua da Atalaia, 105
213 466 379
Abre todos os dias
facebook.com/pages/Bar-Portas-Largas/
É, desde os anos 90, um dos bares mais concorridos do Bairro Alto. É uma antiga taberna espaçosa, mas muitos preferem ficar à porta. O ambiente descontraido atrai todo o tipo de clientes, dos mais novos aos mais velhos, turistas e lisboetas, hetero e gay. A música vai do fado à pop.
Tasca do Chico
Rua do Diário de Notícias, 39
961 339 696
Abre todos os dias
Preço por pessoa: €15
facebook.com/atasca.dochico
Vozes amadoras ou profissionais enchem este pequeno espaço de alma. Conhecido pelas suas autênticas atuações de fado vadio, mantém as antigas tradições das típicas tascas lisboetas, na decoração e no ambiente, e nunca pode faltar o chouriço assado.
Maria Caxuxa
Rua da Barroca, 6-12
213 461 311
Encerra ao domingo
facebook.com/mariacaxuxabar
Abriu em 2005 mas parece que fez sempre parte do bairro. É uma antiga fábrica de bolos e mantém um forno a lenha, ao que se juntam cartazes de eventos culturais, rádios e sofás antigos. A decoração muda com alguma frequência, mas conserva-se o ambiente retro, que atrai sempre um público um pouco mais maduro. A música varia entre o pop-rock e house.
Grapes & Bites
Rua do Norte, 81
213 472 431
Abre todos os dias
Foi dos primeiros a introduzir a moda dos vinhos no bairro, e hoje funciona também como restaurante. Cestos de pão, queijos e enchidos acompanham os vinhos nacionais servidos a copo, nas mesas de jantar ou sobre grandes pipas transformadas em mesas. Atrai um público variado, lisboeta e turista.
Majong
Rua da Atalaia, 3
915 214 803
Abre todos os dias
Tem sofrido algumas remodelações ao longo dos anos (é um dos bares mais antigos do bairro), mas a decoração é sempre minimalista, com projeções de vídeos e uns característicos candeeiros em forma de couve. Foi dos primeiros a atrair um público alternativo ligado às artes, mas é hoje mais democrático. Passa música variada, e as suas grandes janelas convidam a ficar a observar o movimento do bairro.