Os Melhores Pastéis de Nata em Lisboa


Tudo começou em 1837 em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, quando uma receita de pastéis de nata do pasteleiro do mosteiro foi vendida a um empresário. Essa receita dos “pastéis de Belém” ainda é secreta, mas começou a ser imitada um pouco por todo o país, e hoje parece que não há um único café ou pastelaria sem o famoso pastel. Em Lisboa há vários espaços com fabrico próprio, e até um concurso anual para premiar o melhor. Eis onde pode provar os melhores e fazer a sua própria avaliação:



Antiga Confeitaria de Belém

Rua de Belém, 84 (Belém)
213 637 423
Abre todos os dias

Pastéis de Belém, Lisboa

A Antiga Confeitaria de Belém é mais conhecida por “Pastéis de Belém” e vem recomendada em todos os guias de Lisboa. Há por isso sempre filas à porta para pedir alguns para levar, mas também várias salas onde se pode ficar a desfrutá-los ainda quentes. Estes são os originais de 1837, e para muitos ainda os melhores. A receita mantém-se secreta, e são servidos mais de 20.000 por dia.


Manteigaria

Rua do Loreto, 2 (Chiado)
213 471 492
Abre todos os dias

Manteigaria, Lisboa

Uma pequena loja num edifício de 1900, com uma bela fachada Arte Nova, abriu em 2014 como “fábrica de pastéis de nata”. Há quem jure que os pastéis que se servem no seu exíguo interior coberto de mármore e onde há apenas espaço para um balcão, são melhores do que os originais em Belém. Um vidro separa os clientes do mestre pasteleiro, permitindo ver como são preparados até sairem do forno. São sempre servidos quentes e estaladiços, para consumo em pé na loja, ou pelas ruas do Chiado.


Alcôa

Rua Garrett, 37 (Chiado)
211 367 183
Abre todos os dias

Alcôa, Lisboa

Quatro décadas depois de abrir em Alcobaça, onde é considerada mestre em doces conventuais, esta pastelaria abriu também em Lisboa, cidade onde ganhou o prémio de "melhor pastel de nata" em 2014.


Fábrica da Nata

Rua Augusta, 275A (Baixa); Praça dos Restauradores, 62-68 (Avenida da Liberdade)
912 551 171 (Rua Augusta); 217 933 766 (Restauradores)
Abre todos os dias

Fábrica da Nata, Lisboa

Um amplo espaço na Praça dos Restauradores foi transformado em “fábrica de pastéis de nata”, onde se vê a massa folhada a ser amassada à mão, as formas a serem enchidas com o creme, e os deliciosos pastéis a sairem do forno. São depois consumidos num belo interior a azul e branco ou na esplanada com vista para a praça. Uma segunda loja encontra-se na Rua Augusta.


Aloma

Rua Francisco Metrass, 67 (Campo de Ourique); Largo do Calhariz, 2 (Chiado)
213 963 797
Abre todos os dias

Aloma, Lisboa

Esta pequena pastelaria, no bairro de Campo de Ourique desde 1943, mudou de gerência em 2009 e desde então tem conquistado prémios e cada vez mais clientes. Venceu o concurso do Melhor Pastel de Nata em 2012, 2013 e 2015, e foi recomendada em reportagens da CNN e do New York Times. O que distingue o seu pastel é um creme mais líquido e menos doce, e é quase sempre servido frio. Em 2016 chegou às Galleries Lafayette em Paris, e há ainda uma outra loja no centro de Lisboa, no Chiado.


Pastelaria Batalha

Rua da Horta Seca, 1 (Chiado)
214 019 117
Abre todos os dias

Pastelaria Batalha, Lisboa

Esta pastelaria tem conquistado vários prémios pela sua pastelaria tradicional, como os pastéis de nata e os pastéis de feijão (disponíveis também numa versão sem glúten), e sobretudo pelo seu pão saloio, eleito “o melhor pão de Portugal”. Destaca-se ainda por ter pastéis de nata vegan.


Pastelaria Santo António

Rua Milagre de Santo António, 10 (Alfama/Castelo)
218 871 717
Abre todos os dias

Pastelaria Santo António, Lisboa

Fica num dos mais belos edifícios cobertos de azulejos em Lisboa, numa rua dedicada a Santo António. Por isso adotou o nome do santo, e digamos que conseguiu um milagre pouco depois de abrir portas -- vencer o concurso de melhor pastel de nata de Lisboa, em 2019.


Vegan Nata

Rua 4 de Infantaria, 29B (Campo de Ourique), Rua da Misericórdia, 9 (Chiado)
211 628 143 (Campo de Ourique)
Abre todos os dias

Vegan Nata, Lisboa

A primeira loja a oferecer apenas pastéis de nata vegan abriu em Campo de Ourique no início de 2020, e meses depois ocupou um segundo espaço, na histórica casa de cafés “A Carioca,” no Chiado. Estes pastéis levam menos açúcar que os tradicionais, e nenhum ingrediente é de origem animal. Café, chocolate quente e chás 100% biológicos podem acompanhar os pastéis na loja. Muitos clientes optam por levar uma dúzia para casa, e também se aceitam encomendas para eventos.