Alfama e Graça
COMO É: Uma aldeia. É a zona mais antiga da cidade, situada à volta do castelo (Graça) e descendo a colina até ao rio (Alfama). Para muitos é o bairro mais desejável, para outros o menos.
QUEM VIVE AQUI: Pensionistas, famílias de classe média-baixa e baixa que vivem aqui há várias gerações desde a comunidade piscatória original, imigrantes e jovens solteiros.
POSITIVO: Tem o encanto, a alma e o ambiente de aldeia com que muitos sonham. As casas reabilitadas podem ser bons negócios, e muitas oferecem vista de rio. As melhores encontram-se na zona da Sé.
NEGATIVO: É um labirinto complicado de ruelas medievais impenetráveis por carros, e espaço para estacionamento é praticamente inexistente. Um grande número de edifícios precisa de reabilitação. A maioria dos apartamentos são pequenos, e quase todos sem elevador.
Avenidas Novas
COMO É: Uma mistura de bela arquitetura premiada e edifícios de escritórios e apartamentos pouco atraentes, construídos no século XX em largas avenidas.
QUEM VIVE AQUI: Classe média e famílias de classe média-alta.
POSITIVO: Boa oferta de habitação espaçosa, bons acessos e comércio.
NEGATIVO: Trânsito. Falta de ambiente e novas habitações são caras.
Bairro Alto
COMO É: O bairro boémio da vida noturna. Descendo a colina estão os pequenos bairros da Bica e de Santa Catarina com um ambiente indistinguível do do Bairro Alto.
QUEM VIVE AQUI: Boémios, pensionistas e imigrantes.
POSITIVO: Fica mesmo no centro e tem animação (acesso a restaurantes, comércio e vida noturna)
NEGATIVO: É dificil combater a sujidade depois das noites de copos nas ruas. É barulhento à noite e muitos dos edifícios precisam de ser reabilitados.
Baixa
COMO É: Grandes ruas paralelas criadas para comércio de especialidade, mas agora sobretudo ocupadas por hotéis, sedes de bancos e lojas turísticas.
QUEM VIVE AQUI: Muito pouca gente, mas isso tem vindo a mudar, graças a investidores de meia-idade.
POSITIVO: É o coração da cidade, grande parte dos apartamentos são espaçosos e existem muitas oportunidades para investimento.
NEGATIVO: Barulhento durante o dia.
Belém, Ajuda & Restelo
COMO É: Belém é o último bairro da cidade antes dos subúrbios da linha de Cascais. Situa-se onde o Tejo encontra o Atlântico, e é onde estão muitos dos grandes monumentos e museus da cidade. Subindo a colina está o bairro da Ajuda e o bairro afluente do Restelo.
QUEM VIVE AQUI: Classe média e média-baixa em Belém e Ajuda, e uma classe alta “low profile” no Restelo.
POSITIVO: A localização junto ao rio com espaços verdes e a tranquilidade do Restelo.
NEGATIVO: Fica longe do centro e não tem metro (apesar de haver boas ligações de comboio, autocarro e elétrico). Os preços altos fazem com que o Restelo não esteja ao alcance de todos, e Belém é um bairro “turistificado.”
Campo de Ourique
COMO É: Um bairro residencial animado.
QUEM VIVE AQUI: Famílias de classe média-alta e uma nova classe média jovem.
POSITIVO: Diversidade de comércio e um verdadeiro ambiente de bairro que lhe dão uma boa qualidade de vida.
NEGATIVO: Não tem estação de metro e os preços das habitações são acima da média.
Chiado
COMO É: O bairro mais sofisticado da cidade, conhecido pelo seu comércio (na sua maioria, lojas internacionais), cafés e teatros.
QUEM VIVE AQUI: Jovens profissionais de classe média-alta e alta.
POSITIVO: Oferta cultural. Perfeito para quem não tem carro.
NEGATIVO: Caro. Falta de estacionamento.
Parque das Nações
COMO É: O local da Expo 98 que se tornou um dos maiores projetos de regeneração urbana na Europa; agora um bairro residencial e comercial conhecido pela emblemática arquitetura contemporânea.
QUEM VIVE AQUI: Classes alta e média-alta, e “novos ricos”.
POSITIVO: Agradável localização junto ao rio com espaços verdes. Bons acessos em transportes públicos, espaço para estacionamento, e muitos dos apartamentos têm garagem.
NEGATIVO: Longe do centro. Tem ambiente de subúrbio e falta-lhe a alma do centro histórico.
Príncipe Real
COMO É: Um bairro residencial de charme com belos edifícios, agora conhecido pelas suas lojas sofisticadas.
QUEM VIVE AQUI: Uma boa mistura de gente, de várias faixas etárias e sociais.
POSITIVO: Zona tranquila com jardins. Aqueles que preferem viver sem carro apreciarão estar a passos do centro de tudo. Bom comércio de rua.
NEGATIVO: Escassez de estacionamento para aqueles que não podem viver sem carro. Rendas e preços de casas novas são altos.
Santos e Lapa
COMO É: Santos é um bairro à beira-rio conhecido como um pequeno “design district” pelas suas lojas de design, e Lapa é o bairro das embaixadas e dos palacetes.
QUEM VIVE AQUI: Classe média em Santos e classe alta (aristocracia) na Lapa.
POSITIVO: Zona residencial tranquila. Condomínios da Lapa são de muito boa qualidade.
NEGATIVO: Preços elevados. Alguns edifícios em Santos precisam de reabilitação. Mau estacionamento e poucos transportes (não há estação de metro).