Pavilhão Chinês
Rua Dom Pedro V, 89 (Príncipe Real)
213 424 729
Abre todos os dias
Quase todo em madeira, este excêntrico bar começou por ser uma mercearia. A sua decoração é um mundo de fantasia, com armários cheios de milhares de preciosidades de colecionador, que vão desde peças Art Deco a faiança com dois séculos de história. Tudo é iluminado por uma luz ténue, criando um ambiente acolhedor para acabar o dia com um cocktail. É um destino obrigatório na cidade — personalidades como Tony Blair e Hillary Clinton foram os visitantes mais famosos.
Pensão Amor
Rua do Alecrim, 19 (Cais do Sodré)
213 143 399
Abre todos os dias
Uma antiga pensão onde senhoras da mais antiga profissão do mundo se encontravam com marinheiros é agora um dos bares mais concorridos da cidade. Isso deve-se ao ambiente atrevido e descontraído, mas também à decoração que recorda a história do edifício. Os tetos foram pintados com frescos; espelhos, quadros e posters antigos forram as paredes, e peças decorativas antigas dão um ar burlesco ao espaço que é dividido em várias salas.
By the Wine
Rua das Flores, 41-43 (Chiado)
213 420 319
Abre todos os dias
Este bar de vinhos faz lembrar uma cave, dividindo-se por várias salas com arcadas de pedra, decoradas com pipas, fotografias antigas e milhares de garrafas, incluindo as 3267 que cobrem o teto à entrada.
A Paródia
Rua do Patrocinio, 26B (Campo de Ourique)
213 964 724
Abre todos os dias
Foto: Tozé Canaveira
Uma loja de antiguidades foi transformada em bar em 1974, e mantém-se até hoje como um dos segredos mais bem guardados da cidade. O ambiente intimista recua no tempo até aos anos 20, com uma decoração Art Nouveau em duas salas “vintage”, com capas de revistas nas paredes, espelhos, muita madeira e mármore.
Procópio
Alto de S. Francisco, 21A, à Rua João Penha (Amoreiras)
213 852 851
Encerra ao domingo
Foto: Tozé Canaveira
Inaugurado em 1972, este bar é um dos clássicos da cidade. Por trás de uma fachada coberta de buganvília encontra-se um espaço em estilo Arte Nova, completamente decorado com peças de outras épocas.
Foxtrot
Travessa de Santa Teresa, 28 (Príncipe Real)
213 952 697
Abre todos os dias
Foto: Tozé Canaveira
Entrar neste bar é recuar décadas até ao príncipio do século XX. Lembra um pub inglês, e toda a curiosa decoração Art Deco é do mesmo criador do Pavilhão Chinês. Tem várias salas acolhedoras à média-luz e um jardim exterior.
Matiz Pombalina
Rua das Trinas, 25 (Madragoa)
214 043 703
Encerra ao domingo e segunda-feira
Foto: Tozé Canaveira
O ambiente e a oferta de cocktails são do presente, mas a decoração é de um bom gosto clássico. O interior mantém a traça pombalina do edifício, e o mobiliário também recorda o passado, com cadeirões estilo Luís XV numa das salas e reproduções de azulejos antigos no pátio.
Bacchanal
Rua Do Corpo Santo, 28 (Cais do Sodré)
939 016 160
Abre todos os dias
Parece um bar antigo, mas na realidade é uma antiga drogaria que abriu há mais de um século, e que foi transformada em bar de vinhos. Todo o espaço foi preservado, incluindo o balcão com tampo de pedra e o mosaico do chão. Os expositores da drogaria têm agora garrafas de vinho das diferentes regiões de Portugal, e encontram-se junto a mobiliário e peças de decoração vintage. O vinho pode ser servido a copo ou em garrafa, ou até comprado para levar para casa. Apenas cerca de 15 pessoas cabem no interior, onde se ouve jazz e blues.
Além do vinho, há cocktails de autor e cerveja artesanal, para acompanhar tábuas de queijo ou sanduíches de leitão.