Moda e Design Nacional
Cork & Co.
Rua das Salgadeiras, 10 (Bairro Alto)

Portugal é o maior produtor mundial de cortiça, um material tão natural e amigo do ambiente. Nesta loja vê-se como pode ser usado em praticamente tudo, desde carteiras a peças decorativas.
Cubanas
Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 31A (Chiado)

Sim, o nome engana, mas esta é mesmo uma marca portuguesa. Os designers que criam cada peça são nacionais, e as suas obras premiadas pelo design e inovação (calçado para homem, senhora e criança) são exportadas internacionalmente. A primeira loja “Cubanas” situa-se no centro de Lisboa, no Chiado.
Embaixada
Praça do Príncipe Real, 26 (Príncipe Real)

Um belo palacete do século XIX serve agora de montra da criatividade nacional, dividindo as salas em espaços dedicados às criações de marcas portuguesas. A visita vale a pena não só pela qualidade dos produtos originais espalhados pelos dois pisos, como também pelo próprio edifício.
Loja da Burel
Rua Serpa Pinto, 15B (Chiado)

Esta loja oferece produtos artesanais feitos de lã da Serra da Estrela, com um design inovador, funcional e sustentável. Há tapetes, mantas, mochilas, entre outras peças, numa variedade de cores.
Luís Onofre
Avenida da Liberdade, 247

As criações de Luis Onofre já calçaram mulheres célebres como Michelle Obama e Paris Hilton, e todos os modelos da última coleção são expostos nesta loja na Avenida da Liberdade. O criador apresenta calçado luxuoso desde os finais dos anos 90, exportando mais de 90%. Esta é a sua primeira loja, dando o primeiro passo para a promoção e expansão da marca em Portugal e internacionalmente. O pequeno espaço ocupa dois pisos, e além dos sapatos oferece as malas e clutches da marca.
Pelcor
Rua D. Pedro V, Pátio do Tijolo, Loja 4 (Príncipe Real)

Uma imagem de um guarda-chuva de cortiça da Pelcor foi usada para divulgar uma exposição de design português no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Isso chamou ainda mais a atenção para os produtos inovadores e amigos do ambiente desta marca portuguesa de acessórios de moda e calçado, que tem a sua loja no Príncipe Real.
Sapataria do Carmo
Largo do Carmo, 26 (Chiado)

Uma das lojas mais antigas da cidade (foi fundada há mais de um século, em 1904) foi renovada em 2012. É um pequeno espaço que mantém a tradição e preserva a decoração esmerada dos anos 50, com o requinte exigido pelos clientes de hoje. Dedica-se a sapatos nacionais feitos à mão, incluindo modelos exclusivos.
Lojas para Presentes
A Vida Portuguesa
Rua Anchieta, 11 (Chiado) | Largo do Intendente, 23 (Mouraria)

Além de ser uma das mais belas lojas de Lisboa, oferece alguns dos produtos mais genuínos de Portugal. Alguns deles estavam perto da extinção até se tornarem novamente (re)conhecidos, como foi o caso dos sabonetes e perfumes Ach Brito. Um segundo espaço mais recente, no Intendente, apresenta também produtos para a casa.
Claus Porto
Rua da Misericórdia, 135 (Chiado)

Onde antes funcionava uma farmácia encontra-se agora este belo espaço da Claus Porto, marca de fragrâncias fundada no Porto em 1887. Foi a primeira fábrica nacional de sabonetes e perfumes, e, apesar dos seus produtos artesanais se encontrarem à venda em mais de 60 países (sobretudo os famosos sabonetes), esta é a primeira loja da marca. É composta por dois pisos, um deles para a linha masculina Musgo Real. O interior, com chão em mosaico, teto trabalhado e armários restaurados, transporta para a Belle Époque, assim como fazem os rótulos dos produtos, com padrões coloridos desenhados à mão. Há sabonetes de todas as cores, água de colónia e velas Art Déco, e na passagem entre os dois pisos estão expostos documentos e fotografias que contam a história da marca.
Fábrica Sant'anna
Calçada da Boa Hora, 94B (Belém) / Rua Alecrim, 95 (Chiado)

Fundada em 1741, esta fábrica de azulejos e faianças permite visitas para se observar os artesãos no processo da pintura manual. Cada visita termina na loja, onde se pode escolher a peça perfeita para levar para casa. Há ainda uma loja no centro da cidade (no Chiado) onde se encontram muitos dos mais belos presentes de Lisboa.
Vista Alegre
Largo do Chiado, 23 (Chiado)

Fabrica porcelana de qualidade desde 1824, e é hoje uma marca sinónima de sofisticação, luxo e bom gosto. É também uma das maiores produtoras de cerâmica do mundo, e o reconhecimento internacional tem incluído prémios e o privilégio de decorar algumas das maiores casas do mundo, como palácios reais e a Casa Branca.
Produtos Gourmet e Vinhos
Antiga Confeitaria de Belém
Rua de Belém, 84 (Belém)

Nenhum cabaz gourmet de Lisboa está completo sem algo doce, e não existe doce mais emblemático de Lisboa do que o pastel de nata. Confecionado aqui desde 1837, atrai diariamente literalmente milhares de turistas e lisboetas, que enchem as várias salas ou pedem meia dúzia (ou mais) para levar.
Confeitaria Nacional
Praça da Figueira, 18 (Baixa)

Fundada em 1829, a Confeitaria Nacional tem como especialidade o bolo-rei, mas tem sido premiada internacionalmente por toda a sua doçaria tradicional portuguesa. Ao entrar quase não se repara na bela decoração do século XIX, pois há uma variedade de doces tentadores para consumir no interior ou para levar.
Conserveira de Lisboa
Rua dos Bacalhoeiros, 34 (Baixa)

É uma das mais belas lojas de Lisboa e uma das mais emblemáticas. É talvez a “loja gourmet” mais antiga da cidade, recheada de conservas desde 1930. Entrar aqui é recuar no tempo, graças à decoração autêntica e bem preservada, que guarda a memória da Lisboa antiga. Embalagens retro fazem de cada conserva um belo presente de Lisboa. Há atum, bacalhau, mexilhões, sardinhas (incluindo as ovas, consideradas “o caviar português”), entre tantos outros tipos de produtos do mar.
Espaço Açores
Rua de São Julião, 58 (Baixa)

Esta loja é 100% dedicada aos produtos regionais do arquipélago dos Açores. Recebe-os frescos diretamente das nove ilhas, incluindo os famosos queijos, o conhecido licor de maracujá e as compotas de ananás. E, claro, o único chá produzido em território europeu, o chá verde da Gorreana.
Garrafeira Nacional
Rua de Santa Justa, 18; Rua da Conceição, 20-26 (Baixa)

É uma loja quase centenária (abriu em 1927) e ainda uma das melhores para encontrar todo o tipo de vinhos portugueses. Oferece alguns que dificilmente se encontram noutras lojas, desde os mais antigos (como uma preciosidade de 1795) aos mais recentes.
Loja das Conservas
Rua do Arsenal, 130 (Baixa)

A primeira Loja das Conservas abriu em 2013, reunindo mais de 300 referências de produtos do mar de várias marcas. É só escolher entre sardinhas, atum, polvo, cavala, mexilhões...
Manteigaria Silva
Rua Dom Antão de Almada, 1D (Baixa)

Esta é uma das poucas lojas que tem conseguido preservar a memória de outros tempos. Abriu em 1890, e uma máquina de 1923 ainda corta presunto. Conhecida pelos vários tipos de bacalhau, tem também uma excelente seleção de queijos e presuntos.
Manuel Tavares
Rua da Betesga, 1 (Baixa)

Aberta desde 1860, esta loja é onde muitos vão à procura da boa charcutaria nacional, além dos queijos, azeites e frutos secos de várias regiões do país. Oferece também uma vasta seleção de vinhos, muito procurados por turistas.
Livros
Bertrand
Rua Garrett, 73-75 (Chiado)

Fundada por dois irmãos franceses em 1732, esta é a livraria mais antiga de Lisboa, de Portugal e do mundo (atestado por um certificado do Guinness World Records à entrada). É uma paragem obrigatória no Chiado, onde os últimos best-sellers se juntam aos clássicos em estantes de madeira até ao teto. Há ainda jornais e revistas, nacionais e internacionais.
Ler Devagar
Rua Rodrigues Faria, 103/Lx Factory (Alcântara)

Esta livraria nasceu no Bairro Alto mas mudou-se para um amplo espaço na Lx Factory, que durante anos foi uma tipografia. Mantém as antigas máquinas de impressão, que, junto com a decoração com uma bicicleta voadora e livros espalhados pelas paredes já colocou-a na lista das 10 mais belas livrarias do mundo.
Dispõe de uma boa seleção de livros de arte e cultura, incluindo muitos em línguas estrangeiras.
No interior industrial há ainda um bar de apoio e uma galeria no piso de cima.