As 50 Melhores Esplanadas em Lisboa


Com belas vistas, bom ambiente, boas localizações junto ao Tejo, em praças ou junto a quiosques, estas são as cinquenta esplanadas que deve procurar em Lisboa. Além destes cinquenta lugares ao sol, recomendamos ainda os bares panorâmicos e os quiosques espalhados pela cidade.

Portas do Sol

Largo das Portas do Sol (Alfama)
218 851 299
Abre todos os dias

Portas do Sol, Lisboa

Esta é a melhor “varanda” de Lisboa, com Alfama aos pés, o Tejo ao fundo e os elétricos a passar. É perfeita para banhos de sol, mas quem prefere proteger-se dos raios também encontrará muita sombra às mesas. Além da vista magnífica, oferece refeições ligeiras e bebidas, de manhã à noite.




Quiosque da Ribeira das Naus

Avenida da Ribeira das Naus (Cais do Sodré)
Abre todos os dias

Ribeira das Naus, Lisboa

A Ribeira das Naus, conhecida como a “praia” do centro da cidade, tem um quiosque com uma esplanada em círculo, quase em cima do rio. Há quem fique aqui ao sol durante horas, virado para a paisagem da Ponte 25 de Abril e dos cacilheiros a atravessar o Tejo.


Docas de Santo Amaro

Avenida de Brasília (Alcântara)

Docas de Santo Amaro, Lisboa

Este conjunto de armazéns do Porto de Lisboa transformou-se num dos principais espaços de lazer e de restauração da cidade. Tem uma variedade de restaurantes para todos os gostos, desde os especializados em peixe (os mais caros) às pizzas (mais económicos). Todos têm esplanada, com uma bela vista da marina e da Ponte 25 de Abril.


Lx Factory

Rua Rodrigues Faria, 103 (Alcântara)

Lx Factory, Lisboa

Seja ao domingo para brunch e para o mercado, ou a qualquer outro dia da semana, este é um dos destinos mais agradáveis de Lisboa para quem procura algo diferente. Tem lojas alternativas e vários cafés e restaurantes com esplanada.


Sud Lisboa

Avenida Brasília - Pavilhão Poente (Belém)
211 592 700
Abre todos os dias

Sud Lisboa

Aqui servem-se refeições de comida mediterrânica junto ao Tejo, a qualquer hora a partir do meio-dia, com vista para a Ponte 25 de Abril e para o MAAT. No topo do restaurante há uma piscina panorâmica, aberta nos meses de verão.


Espaço Espelho d'Água

Avenida Brasília (Belém)
213 010 510
Abre todos os dias

Espaço Espelho d'Água, Lisboa

Situada entre o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém, esta esplanada é um dos mais belos espaços para quem quer apanhar um pouco de sol junto ao Tejo. Está aberta durante todo o dia, a partir das 11 da manhã, para refeições leves, almoços e jantares.


Praça do Comércio

Baixa

Praça do Comércio, Lisboa

Hoje custa a acreditar, mas as primeiras esplanadas na Praça do Comércio (que a maioria dos lisboetas insiste em chamar ainda pelo nome antigo, Terreiro do Paço) surgiram apenas em 2011. Começaram na ala poente, e no ano seguinte chegaram as da ala nascente. O sol bate nas esplanadas da ala poente durante a manhã, e nas da ala nascente durante a tarde. Estão alinhadas, e à primeira vista parecem ser uma grande esplanada, mas estão divididas, e os cafés e restaurantes têm todos uma oferta bem diferente. Há a escolha de comida tradicional portuguesa, italiana, e internacional, e ainda gelados, cerveja e petiscos, para saborear com vista para o Tejo e para a arquitetura monumental.


À Margem

Doca do Bom Sucesso (Belém)
918 620 032
Abre todos os dias

À Margem, Lisboa

Faça chuva ou faça sol, esta é das esplanadas mais concorridas de Lisboa. É uma estrutura branca de ferro e vidro aberta para o Tejo, servindo refeições ligeiras a qualquer hora do dia, com vista para o Padrão dos Descobrimentos.


Quiosque Lisboa - Cais do Sodré

Rua da Cintura do Porto de Lisboa/Jardim Roque Gameiro (Cais do Sodré)
Abre todos os dias

Quiosque Cais do Sodré, Lisboa

Uma requalificação do Jardim Roque Gameiro, junto à estação do Cais do Sodré, retirou o estacionamento, deu mais espaço às pessoas, e instalou um grande quiosque com uma esplanada. É onde muitos turistas ficam a admirar o Tejo, com uma bebida ou refeição leve.


Pátio do Siza

Rua Garrett, 19 (Chiado)

Pátio do Siza, Lisboa

Este pátio, abrigado da agitação do Chiado, tem esplanadas para refeições a qualquer hora do dia.


Largo Rafael Bordalo Pinheiro

Chiado

Largo Rafael Bordalo Pinheiro, Lisboa

Após o alargamento do espaço pedonal deste largo (que tem um dos mais emblemáticos edifícios cobertos de azulejos em Lisboa), foram colocadas esplanadas junto aos vários cafés e restaurantes. Hoje o largo é um dos melhores destinos do centro da cidade para refeições ao ar livre, de manhã à noite.


Doca do Jardim do Tabaco

Santa Apolónia/Alfama

Casanova, Lisboa

Junto ao terminal de cruzeiros e da estação de Santa Apolónia, encontra-se um conjunto de antigos armazéns, agora ocupados por espaços de restauração. Todos têm esplanada virada para o rio, uns servindo brunch, outros refeições ligeiras ou jantares mais elaborados.


Noobai Café

Miradouro de Santa Catarina (Santa Catarina)
213 465 014
Abre todos os dias

Noobai Café, Lisboa

Este café tem uma esplanada dividida em três níveis, onde se servem refeições ligeiras. A atração principal é a vista, sobretudo quando o sol se põe, sempre acompanhada por uma banda sonora variada e por um ambiente animado.


Pharmácia

Rua Marechal Saldanha, 2 (Santa Catarina)
213 462 146
Abre todos os dias

Pharmácia, Lisboa

Um palacete amarelo, virado para o Miradouro de Santa Catarina e ocupado pelo Museu da Farmácia, tem também este restaurante no piso térreo, que colocou uma agradável esplanada no jardim. Serve petiscos ao almoço, durante a tarde e ao jantar, e ainda cocktails para desfrutar nos bancos e espreguiçadeiras no relvado.


Esplanada da Graça

Largo da Graça (Graça)

Esplanada da Graça, Lisboa

Aqui respira-se Lisboa (e o perfume de pinheiros), com uma vista para o castelo, para o Tejo e quase todo o centro histórico. Aberta até tarde, esta esplanada é onde os turistas descansam depois de percorrerem as colinas da cidade, e onde os lisboetas marcam encontro para se refrescarem com uma cerveja e com a brisa do vento pela noite dentro.


Topo Chiado

Terraços do Carmo (Chiado)
213 420 626
Abre todos os dias

Topo Chiado, Lisboa

A esplanada dos Terraços do Carmo tem uma bela vista para o castelo e do Elevador de Santa Justa, e serve cocktails e refeições ligeiras. Abre diariamente às 11 da manhã, quando é possível ficar ao sol. Este desaparece por volta da hora do almoço, por isso à tarde é um destino para quem prefere a sombra.


Le Chat

Jardim 9 de Abril (Santos)
213 963 668
Abre todos os dias

Le Chat, Lisboa

Fica mesmo em frente ao Museu Nacional de Arte Antiga, e tem vista para o porto e para a Ponte 25 de Abril. Serve refeições e cocktails a partir da hora do almoço, e nas noites de fim-de-semana é muitas vezes animada por um DJ.


Este Oeste/CCB

Praça do Império (Belém)
215 904 358
Encerra à segunda-feira

Este Oeste, Lisboa

Esta esplanada no Centro Cultural de Belém fica à sombra de oliveiras e de palmeiras, e oferece uma bela vista do Tejo e do Padrão dos Descobrimentos. Serve almoços e jantares, que são uma curiosa mistura das cozinhas de Itália e Japão.


Darwin's Café

Avenida Brasília (Belém)
210 480 222
Abre todos os dias

Darwin's Café, Lisboa

Esta esplanada encontra-se virada para a Torre de Belém, onde o Tejo começa a desaguar no Atlântico. Serve almoços e jantares, e há ainda um menu para lanches durante a tarde.


Zambeze

Calçada Marquês de Tancos, 3 (Castelo)
218 877 056
Abre todos os dias

Zambeze, Lisboa

O topo de um antigo mercado, que é agora um silo automóvel, está ocupado por um restaurante com uma grande esplanada. É na esplanada que todos procuram ficar, pois oferece uma vista panorâmica da Baixa até ao Arco da Rua Augusta. Muitos turistas encontram-na por acaso, ficando depois a descansar ao sol com uma bebida ou refeição leve.


Rua Cor-de-Rosa

Rua Nova do Carvalho (Cais do Sodré)

Rua Cor-de-Rosa, Lisboa

Desde que foi fechada ao trânsito e o pavimento pintado, a Rua Nova do Carvalho no Cais do Sodré passou a ser conhecida por Rua Cor-de-Rosa. Tem as esplanadas mais concorridas de Lisboa à noite, mas algumas estão também abertas durante o dia para uma refeição ou um copo à sombra.


Zero Zero (Príncipe Real)

Rua da Escola Politécnica, 32
213 420 091
Abre todos os dias

Zero Zero, Lisboa

As traseiras desta pizzaria ficam viradas para o Jardim Botânico, um dos oásis verdejantes de Lisboa. É aí que mesas com tampo de mármore e bancos de madeira convidam a ficar ao sol ou à sombra, com cocktails e algumas das melhores pizzas da cidade.


Atalho Real

Calçada da Patriarcal, 40 (Príncipe Real)
213 460 311
Abre todos os dias

Atalho Real, Lisboa

A esplanada deste restaurante no palacete da galeria Embaixada, colada ao Jardim Botânico, abre apenas durante os meses de verão, mas é uma das mais procuradas nos dias mais quentes. Tem várias opções de carne (e uma alternativa vegetariana) e bons cocktails para saborear à sombra das palmeiras.


A Brasileira

Rua Garrett, 120-122 (Chiado)
213 469 541
Abre todos os dias

A Brasileira, Lisboa

Esta esplanada tem sempre pelo menos um cliente à mesa -- Fernando Pessoa em estátua, tão fotografado pelos turistas. Por esse pequeno monumento e por toda a história do café aberto em 1905, esta é uma das paragens obrigatórias para quem visita a cidade. É por vezes difícil conseguir mesa, especialmente quando o passeio em frente é palco de atuações de artistas de rua.


Benard

Rua Garrett, 104 (Chiado)
213 473 133
Encerra ao domingo

Benard, Lisboa

Este é um dos cafés mais antigos de Lisboa, servindo uma pastelaria variada neste espaço há mais de um século. É famoso pelos croissants, que turistas e lisboetas gostam de saborear na esplanada enquanto apreciam todo o movimento do Chiado.


Quiosques Liberdade

Avenida da Liberdade

Quiosques Liberdade, Lisboa

Meia dúzia de quiosques foram colocados pela Avenida da Liberdade em 2011, cada um com a sua especialidade. Num pode encontrar cachorros, noutro "o melhor bolo de chocolate do mundo", mas qualquer um oferece refeições leves e permite ficar a beber um copo. Muitas vezes há música ao vivo, para animar o ambiente.


Mercado da Ribeira / Time Out

Avenida 24 de Julho (Cais do Sodré)
213 244 980
Abre todos os dias

Mercado da Ribeira, Lisboa

Quando o Mercado da Ribeira abriu o seu espaço de restauração em 2014 também reabilitou a vizinha Praça Dom Luis I. É para essa praça que as esplanadas do mercado (agora geridas pela revista Time Out) estão viradas, para refeições a qualquer hora, de manhã à noite.


Cais do Gás

Cais do Sodré

Cais do Gás, Lisboa

O Cais do Gás fica no Cais do Sodré (junto à estação fluvial), e é um conjunto de antigos armazéns, a maioria deles restaurados. Abertos para o Tejo, são agora bares e restaurantes com esplanada, atraindo cada vez mais lisboetas para tardes e noites à beira rio enquanto passam os cacilheiros.


Largo do Duque de Cadaval

Baixa

Largo do Duque de Cadaval, Lisboa

O largo ao lado da Estação do Rossio é um oásis de tranquilidade numa das zonas mais agitadas da cidade. Tem várias esplanadas, permitindo diferentes tipos de refeições.


Largo do Carmo

Chiado

Largo do Carmo, Lisboa

Por baixo dos jacarandás deste largo estão várias esplanadas de restaurantes diferentes. Ficam em frente às ruínas do Convento do Carmo e servem refeições ou simplesmente bebidas a quem procura descansar depois de percorrer as ruas do Chiado.


Jardim do Príncipe Real

Príncipe Real

Jardim do Príncipe Real, Lisboa

Este jardim romântico oferece a sombra de árvores centenárias e sol nas esplanadas. Há o quiosque cor-de-rosa para refrescos, o Quiosque Príncipe Real para copos ao final da tarde, e ainda a Esplanada do Príncipe Real, que também é coberta para os dias de chuva.


Monte Mar Lisboa

Rua da Cintura, Armazém 65 (Cais do Sodré)
213 220 160
Abre todos os dias

Monte Mar Lisboa

Aqui a especialidade é o peixe e o marisco, mas também há outras opções para durante a tarde, para quem quiser ficar ao sol na esplanada sobre o Tejo. Situa-se a poucos passos da estação do Cais do Sodré, oferecendo uma vista da ponte e dos cacilheiros a atravessar o rio.


38º 41'

Doca do Bom Sucesso (Belém)
210 400 210
Abre todos os dias

38º 41', Lisboa

Esta esplanada com vista para o Padrão dos Descobrimentos, no Hotel Altis Belém, é conhecida pelas festas ao pôr-do-sol. O final da tarde é mesmo a melhor altura para se sentar aqui e admirar a paisagem com um copo de vinho ou um cocktail.


Cafetaria Mensagem

Doca do Bom Sucesso (Belém)
210 400 209
Abre todos os dias

Cafetaria Mensagem, Lisboa

Virada para a marina da Doca do Bom Sucesso e para a Torre de Belém, esta esplanada do Hotel Altis Belém oferece brunch e uma ementa de cozinha mediterrânica para o almoço.


Nosolo Itália - Belém

Avenida Brasília, 202 (Belém)
213 015 969
Abre todos os dias

Nosolo Itália - Belém, Lisboa

Construída em cima de um espelho de água, virada para o Padrão dos Descobrimentos, esta esplanada dá a sensação de se estar a flutuar no Tejo. Serve gelados, pizza e cozinha italiana, além de uma das melhores vistas de um dos monumentos mais icónicos de Lisboa.


Alameda dos Oceanos

Alameda dos Oceanos - Lote 2.11 (Parque das Nações)

Alameda dos Oceanos, Lisboa

A Alameda dos Oceanos é a principal avenida do Parque das Nações, e junto ao Oceanário encontram-se várias esplanadas. Estão viradas para o Tejo, e têm ainda vista para o topo da Torre Vasco da Gama. A escolha depende do apetite, pois cada restaurante tem a sua especialidade.


Bella Lisa Elevador

Largo do Carmo/Elevador de Santa Justa (Chiado)
213 477 311
Abre todos os dias

Bella Lisa Elevador, Lisboa

Fica no topo de um dos monumentos mais emblemáticos de Lisboa (o Elevador de Santa Justa), por isso atrai muitos turistas. Oferece cozinha italiana e uma vista panorâmica.


Nicola

Rossio (Baixa)
213 460 579
Abre todos os dias

Nicola, Lisboa

Este é um dos cafés históricos de Lisboa, e encontra-se virado para uma das principais praças da cidade, o Rossio. Da esplanada avista-se o castelo, e admira-se a fachada do Teatro Nacional D. Maria II e fontes monumentais.


Café no Chiado

Largo do Picadeiro, 10-12 (Chiado)
213 460 501
Abre todos os dias

Café no Chiado, Lisboa

Fica entre os teatros de São Luiz e de São Carlos, e é onde se pode ficar a ver os elétricos a passar. Pode-se optar pela ementa do restaurante para almoçar ou jantar, ou lanchar à tarde.


Rua Vieira Portuense

Belém

Rua Vieira Portuense, Lisboa

Esta pequena rua, virada para os jardins de Belém, tem vários restaurantes nas típicas e coloridas casas lisboetas que datam dos séculos XVI e XVII. Todos têm esplanada no passeio em calçada portuguesa, e a maioria serve cozinha tradicional portuguesa, tendo o peixe assado como especialidade.


Linha D'Água

Rua Marquês de Fronteira
213 814 327
Abre todos os dias

Linha D'Água, Lisboa

Situada no topo do Parque Eduardo VII, bem próximo dos armazéns El Corte Inglés, esta esplanada é espelhada num pequeno lago e rodeada de relva. Atrai famílias e jovens de todas as idades.


Eléctrico Banana Café

Largo dos Jerónimos (Belém)
213 026 160
Abre todos os dias

Eléctrico Banana Café, Lisboa

Um elétrico que percorreu as ruas de Lisboa até 1988 encontra-se agora estacionado junto ao Mosteiro dos Jerónimos, e ganhou uma vida nova. Depois de restaurado passou a café, servindo bebidas e snacks durante todo o dia. A esplanada é usada pelos turistas, que aproveitam para abrir os guias e rever os roteiros.


Café do Forte

Torre de Belém/Forte do Bom Sucesso (Belém)
965 023 819
Abre todos os dias

Café do Forte, Lisboa

Fica num local histórico, no ponto de partida de muitas das viagens dos Descobrimentos, junto à Torre de Belém. Tem vista para o monumento e para o Tejo, e é ideal para um final de tarde depois das visitas às várias atrações de Belém. Oferece uma ementa variada para refeições ligeiras.


Praça de São Paulo

Cais do Sodré

Praça de São Paulo, Lisboa

Esta é uma bela praça pombalina, que infelizmente esteve esquecida e abandonada durante muitos anos. Hoje começa a ficar mais animada, graças às esplanadas. Uma delas é a de um quiosque tradicional.


Bar Terraço Santa Luzia

Miradouro de Santa Luzia (Alfama)
916 313 717
Abre todos os dias

Bar Terraço Santa Luzia, Lisboa

Esta pequena varanda, escondida no Miradouro de Santa Luzia e virada para o Miradouro das Portas do Sol, atrai sobretudo os turistas que param para fotografar as vistas. E é certamente uma bela vista que se tem daqui, convidando a fazer uma pausa para um café, uma cerveja, caipirinha, sangria ou um snack.


Praça da Armada

Alcântara

Praça da Armada, Lisbon

A Praça da Armada ganhou vida com novas esplanadas, colocadas junto a um chafariz de 1845 encimado por uma estátua de Neptuno. Uma delas tem puffs e cadeiras de estilo parisiense, e as vizinhas o mobiliário típico das esplanadas lisboetas, onde se pode ficar a desfrutar de pratos tradicionais da cozinhas portuguesa, italiana e mediterrânica.
Depois da refeição, suba a Rampa das Necessidades até ao Largo das Necessidades, aprecie a vista para a Ponte 25 de Abril do miradouro do Palácio das Necessidades e visite a Tapada das Necessidades.


São Jorge

Calçada do Marquês de Tancos, 1-1B (Castelo)
965 515 200
Encerra à segunda-feira

Restaurante São Jorge, Lisboa

Quase às portas do castelo, e junto a um elevador que o liga à Baixa, esta esplanada tem vista e uma lista de petiscos originais para acompanhar cocktails ou jarros de sangria.


BananaCafé Torel

Jardim do Torel (Pena)
213 026 160
Abre todos os dias

BananaCafé Torel, Lisboa

Depois dos quiosques BananaCafé, veio este espaço num dos terraços do Jardim do Torel. Virado para a colina do Bairro Alto, serve o mesmo tipo de refeições ligeiras e sumos dos quiosques, mas também oferece cocktails e apresenta tardes animadas por DJs ao final da tarde no verão.


Zunzum

Doca do Jardim do Tabaco
210 500 347
Encerra à segunda-feira e terça-feira

Zunzum, Lisboa

Este restaurante com esplanada encontra-se junto ao rio, virado para o edifício principal do terminal de cruzeiros de Lisboa. Serve os petiscos originais de uma das mais conceituadas chefs da cidade, Marlene Vieira, usando produtos portugueses, muitos deles expostos nas prateleiras no interior. Cada opção pode ser partilhada e tem um toque de alta cozinha, mas a um preço acessível. Para acompanhar, há cocktails de autor, e para terminar, deliciosas sobremesas mais ou menos tradicionais.


Rua dos Bacalhoeiros

Baixa/Alfama

Rua dos Bacalhoeiros, Lisboa

O pavimento está temporariamente pintado de azul (irá ser coberto com calçada portuguesa), por isso muitos já lhe chamam “rua azul.” O estacionamento foi eliminado e o trânsito cortado no verão de 2020, e as esplanadas e os peões ocupam agora o espaço, que liga a Baixa a Alfama. Aqui pode ficar a desfrutar dos sabores do mar ou de pratos de cozinha internacional.