Os 30 Melhores Quiosques de Lisboa


O primeiro quiosque em Lisboa abriu no Rossio em 1869, e pouco depois surgiram outros, em estilo Arte Nova, no Passeio Público (Avenida da Liberdade) e na frente ribeirinha. Serviam vinho a copo, cerveja e refrescos tradicionais, e mais tarde apareceram os petiscos, como o peixe frito e filetes de bacalhau, que alimentavam os trabalhadores portuários. Acabaram por atrair a pequena burguesia e a elite intelectual, que se juntava nas principais praças e jardins, mas muitos fecharam nas últimas décadas e ficaram ao abandono até surgir a nova moda de recuperar a tradição. Os quiosques mais antigos têm vindo a ser restaurados, e novos foram construídos e colocados nos jardins e praças da cidade. Hoje há dezenas deles para todos os gostos e ocasiões, e aqui apresentamos os trinta melhores:



Quiosque Ribeira das Naus

Ribeira das Naus (Cais do Sodré)

Quiosque Ribeira das Naus, Lisboa

É um dos maiores e o que também tem uma das esplanadas mais espaçosas. Fica na Ribeira das Naus, e é onde se pode ficar ao sol com uma limonada, cerveja, cocktails, gin ou copos de vinho, muitas vezes ao som de atuações musicais ao vivo.


Quiosque Miradouro de São Pedro de Alcântara

Miradouro de São Pedro de Alcântara (Bairro Alto)

Lisboa

O que para muitos é o mais belo miradouro de Lisboa tem um quiosque com esplanada, aberto desde 2010. Encontra-se virado para o castelo, atraindo turistas e lisboetas, que ficam a beber um copo ou a desfrutar de uma refeição ligeira. À sexta-feira e sábado fica aberto até tarde.


Quiosque do Adamastor

Miradouro de Santa Catarina (Santa Catarina)

Quiosque do Adamastor, Lisboa

É dificil arranjar mesa ao final da tarde, pois é aqui, no Miradouro de Santa Catarina, que muitos gostam de ficar a admirar o pôr do sol com uma cerveja ou sangria. Para quem prefere um ambiente mais calmo, é melhor ir de manhã. Mas terá sempre a companhia do Adamastor.


Quiosque Lisboa - Cais do Sodré

Rua da Cintura do Porto de Lisboa/Jardim Roque Gameiro (Cais do Sodré)
Abre todos os dias

Quiosque Cais do Sodré, Lisboa

Quando o estacionamento foi retirado do Jardim Roque Gameiro, mesmo ao lado da estação do Cais do Sodré, os peões ganharam mais espaço para ficar a apreciar o Tejo. Ganharam também este quiosque que é um íman de turistas. Destaca-se pelas opções saudáveis (como taças de açaí ou iogurte com granola) e pelas sanduíches em bolo de caco.


Quiosque Lisboa - Praça Luís de Camões

Praça Luís de Camões (Camões)

Quiosque Lisboa - Praça Luís de Camões

Foi o primeiro quiosque histórico a ser restaurado, em 2009, e o responsável pela nova vaga de quiosques pela cidade. Começou por servir os refrescos e licores tradicionais, mas uma nova gerência introduziu snacks, pastelaria e mais bebidas. Por situar-se na praça entre o Chiado e o Bairro Alto, as mesas da esplanada estão quase sempre ocupadas, de manhã à noite.


Quiosque Príncipe Real

Praça do Príncipe Real

Quiosque Príncipe Real, Lisboa

Este quiosque no Jardim do Príncipe Real é um dos mais concorridos da cidade ao final da tarde. É aqui que muitos começam a noite antes de um jantar no Bairro Alto, ou simplesmente descontraem com uma cerveja depois do trabalho.


Quiosque Lisboa - Príncipe Real

Praça do Príncipe Real

Quiosque Lisboa - Príncipe Real, Lisboa

O segundo quiosque do Jardim do Príncipe Real também foi o segundo “Quiosque de Refresco”, agora chamado Quiosque Lisboa. A sua esplanada é perfeita para uma pausa entre as visitas às muitas lojas do bairro, como a galeria comercial Embaixada.


Quiosque do Mercado

Praça D. Luís I (Cais do Sodré)

Quiosque do Cais, Lisboa

Este é o quiosque para levar os miúdos. Fica na Praça D. Luís I junto ao Mercado da Ribeira, e tem um parque infantil ao lado da esplanada, onde se saboreiam tostas, saladas e waffles.


Quiosque Portas do Sol

Largo das Portas do Sol (Alfama)

Quiosque Portas do Sol, Lisboa

Este pequeno quiosque no Miradouro das Portas do Sol serve uma variedade de bebidas, mas quase todos preferem a cerveja ou o café. E são quase todos turistas, que fazem aqui uma pausa para apreciar a bela paisagem da Lisboa antiga.


Quiosque Popular

Jardim da Cerca da Graça (Graça)

Quiosque Popular, Lisboa

Este grande quiosque fica no Jardim da Cerca da Graça, onde se tem uma bela vista do castelo. Aberto em 2015, serve sopas frias, sanduíches e bolos caseiros.


Quiosque Lisboa - Sé

Largo da Sé (Alfama)

Quiosque Lisboa - Sé

Instalado em frente à Sé em 2015, este quiosque atrai os muitos turistas que chegam de elétrico ou de tuk tuk. Oferece a tradicional ginginha, vinho do Porto e outras bebidas, juntamente com salgados e pastelaria portuguesa.


Quiosque BananaCafé - Praça do Município

Praça do Município (Baixa)

Quiosque BananaCafé - Praça do Município, Lisboa

Fica numa das mais belas praças da cidade, a Praça do Munícipio, e convida a ficar ao sol com um sumo natural, uma tosta ou uma caipirinha.


Quiosque Lisboa - Estrela

Praça da Estrela

Quiosque Lisboa - Estrela, Lisboa

É talvez o quiosque mais bonito de Lisboa, uma obra em estilo Arte Nova de 1909, completamente restaurada. Serve refeições leves aos jovens do bairro e a quem fica à espera do elétrico junto à Basílica da Estrela.


Quiosque Gengibre da Estrela

Jardim da Estrela

Quiosque Gengibre da Estrela, Lisboa

O quiosque do Jardim da Estrela, ao lado do parque infantil, é frequentado por estudantes durante a semana e por famílias aos fins de semana. Também se misturam alguns turistas, que fazem uma pausa para um café, chá ou refeição ligeira.


Quiosque Clara Clara

Campo de Santa Clara (Alfama)

Quiosque Clara Clara, Lisboa

O Jardim Botto Machado, junto ao Panteão Nacional, no Campo de Santa Clara, tem este agradável quiosque próximo do parque infantil. É perfeito para refeições depois de uma visita à Feira da Ladra aos sábados e terças-feiras.


Quiosque DejaVu Campo Grande

Jardim do Campo Grande (Avenidas Novas)

Quiosque do Campo Grande, Lisboa

O quiosque do Jardim do Campo Grande (oficialmente chamado Jardim Mário Soares) situa-se na ala sul do jardim (próximo da rotunda de Entrecampos), junto a um parque infantil. É frequentado por estudantes e por famílias do bairro, e aposta nos snacks de partilha (como nachos com queijo), sanduíches, wraps e saladas.


Quiosque DejaVu Plaza

Praça Duque de Saldanha

Quiosque Saldanha, Lisboa

Os mais de 40 lugares da esplanada costumam estar sempre ocupados, de manhã à noite. Este é dos quiosques com horário mais alargado, abrindo logo às 8 da manhã (às 9h ao domingo) e encerrando só à meia-noite (às 2h às sextas-feiras e sábados). No menu há uma variedade de bebidas (sumos, cervejas, cocktails, licores) e snacks para acompanhar.


Quiosque Alegria

Praça da Alegria

Quiosque Alegria, Lisboa

Inaugurado em 2017, quando se iniciou a requalificação da Praça da Alegria, este quiosque trouxe vida a um jardim que esteve abandonado durante vários anos. Fica junto a um parque infantil e ao “Passeio da Fama,” que foi criado em 2019 para homenagear dezenas de personalidades nacionais ligadas ao teatro e cinema, recordando os seus nomes na calçada portuguesa.
A oferta do quiosque destaca-se pelos bowls, bagels, e saladas originais.


Quiosque BananaCafé - Avenida da Liberdade

Avenida da Liberdade

Quiosque BananaCafé - Avenida da Liberdade, Lisboa

Há dois quiosques “BananaCafé” na Avenida da Liberdade. Um fica próximo da Praça dos Restauradores (foto acima), e o outro junto à Rua Alexandre Herculano. Ambos servem sumos, saladas e tostas, muitas vezes ao som de música ao vivo.


Quiosque "O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo"

Avenida da Liberdade

Quiosque O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, Lisboa

“O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo” nasceu em 1983 no bairro de Campo de Ourique, e é servido neste quiosque na Avenida da Liberdade (junto à Rua das Pretas) desde 2011. Além das deliciosas fatias do bolo de chocolate, há pastéis de nata, croissants, tostas, sumos naturais e cocktails.


Quiosque Ribadouro

Avenida da Liberdade

Quiosque Ribadouro, Lisboa

Aqui a especialidade é o marisco, e é uma excelente opção para uma refeição ao ar livre na Avenida da Liberdade. Tem uma boa seleção de vinhos, que podem acompanhar pratos de camarão, gambas, lagosta ou ostras.


Quiosque Hot Dog Lovers

Avenida da Liberdade

Quiosque Hot Dog Lovers, Lisboa

Este quiosque na Avenida da Liberdade, junto à Rua Alexandre Herculano, tem o cachorro quente como especialidade, mas também serve tostas e empadas. É uma boa opção para uma refeição rápida e económica.


Quiosque Lisboa - Praça das Flores

Praça das Flores (Príncipe Real)

Quiosque Lisboa - Praça das Flores

Este pequeno quiosque fica num dos espaços mais tranquilos da cidade, a Praça das Flores. Serve as típicas bebidas lisboetas, e convida a ficar à conversa ou a ler um livro.


Quiosque de São Paulo

Praça de São Paulo (Cais do Sodré)

Quiosque Lisboa - Praça de São Paulo

Um quiosque de 1870 foi recuperado em 2013 e passou a servir os refrescos típicos de Lisboa, numa esplanada virada para a Igreja de São Paulo. Em 2020, uma nova gerência decidiu apostar nos petiscos que têm vindo a desaparecer das tascas da cidade, como as sandes de torresmos, sandes de lula frita, sandes de sangacho de atum com cebola, salada de polvo, pratos de tremoços temperados, e um café com ginjinha ou bagaço e canela.


Quiosque do Carmo

Largo do Carmo (Chiado)

Quiosque do Carmo, Lisboa

Este quiosque tem uma pequena esplanada junto ao Convento do Carmo. É uma boa opção para um café, cerveja ou copo de vinho depois de um passeio pelo Chiado.


Quiosque Hamburgueria da Parada

Jardim da Parada (Campo de Ourique)

Quiosque Hamburgueria da Parada, Lisboa

O Jardim da Parada é o ponto de encontro dos residentes do bairro de Campo de Ourique, e a esplanada deste quiosque é onde muitos ficam para uma refeição ou simplesmente para um copo entre amigos. A especialidade é o hambúrguer, que agrada a miúdos e graúdos.


Quiosque das Amoreiras

Praça das Amoreiras

Quiosque das Amoreiras, Lisboa

Fica num dos espaços mais sossegados de Lisboa -- o Jardim das Amoreiras (entre o Largo do Rato e o centro comercial Amoreiras) -- e o parque infantil em frente faz com que tenha um ambiente familiar. Serve refeições ligeiras (sopas, saladas, sanduíches).


Quiosque BananaCafé - Praça de Londres

Praça de Londres (Avenidas Novas)

Quiosque BananaCafé - Praça de Londres, Lisboa

Escondido no pequeno Jardim Irmã Lúcia, num canto da Praça de Londres (ao lado da Igreja de São João de Deus), este quiosque serve refeições (tostas, quiches, saladas) desde o pequeno almoço ao jantar.


Quiosque Lisboa - Campolide

Rua de Campolide

Quiosque Lisboa - Campolide

A renovação da Praça de Campolide em 2017 trouxe este quiosque vermelho, que é um bom destino para uma pausa depois de uma viagem no elétrico 24 (fica a poucos metros da última paragem). Oferece várias opções para petiscar e partilhar, como tábuas de enchidos e de queijos, nachos, hambúrgueres e wraps, e ainda uma variedade de bebidas, que vão dos sumos naturais aos vinhos e cocktails. Quem não consegue lugar na esplanada, pode sempre usar o mobiliário urbano que foi transformado em arte urbana, pela artista Vanessa Teodoro. Daqui tem-se uma vista das torres das Amoreiras e pode-se caminhar até ao Aqueduto das Águas Livres.


Quiosque Xafarix

Largo da Esperança/Avenida D. Carlos I (Madragoa)

Quiosque Xafarix, Lisboa

Situa-se num bairro com muita vida noturna, por isso fica aberto até às 2h. O nome também se deve à localização, junto a um chafariz histórico, o Chafariz da Esperança, que data de 1768. Atrai os residentes do bairro durante o dia e os jovens que frequentam os bares de Santos à noite, com uma variedade de bebidas alcoólicas e snacks como empadas e tostas.