As 10 Grandes Atrações do Verão em Lisboa


Onde ir nos dias de sol e quando as temperaturas sobem:

A Frente Ribeirinha

Parque das Nações; Baixa; Cais do Sodré, Alcântara; Belém

Ribeira das Naus, Lisboa

Um passeio de 45 minutos junto ao Tejo, com início na "praia" da Ribeira das Naus e terminando em Belém, atravessa vários espaços ajardinados e esplanadas para se ficar ao sol. Uma das paragens principais é a Doca de Santo Amaro, com os seus armazéns transformados em restaurantes à sombra da Ponte 25 de Abril. Quem procura um pouco de sol deve simplesmente seguir o Tejo, e aqui recomendamos os melhores lugares: Os 10 Melhores Locais Junto ao Tejo




As Esplanadas e os Terraços

Ribeira das Naus, Lisboa

As sete colinas de Lisboa oferecem vistas dignas de postais ilustrados, e convidam a ficar ao sol. Consulte as listas dos melhores lugares: Os Melhores Terraços e Rooftops, as 50 Melhores Esplanadas, e os 30 Melhores Quiosques.


As Praias de Cascais

Cascais

As praias mais acessíveis da região de Lisboa são as de Cascais. O mais extenso areal encontra-se no Guincho, uma praia ventosa mas de grande beleza, e sempre com espaço para se estender a toalha. Tem alguns dos melhores restaurantes do país, como o Fortaleza do Guincho (premiado com uma estrela Michelin) e o Porto de Santa Maria, que tem atraído celebridades como Brad Pitt e Bill Clinton. Ambos encontram-se virados para o mar, assim como vários hotéis, como o Albatroz Hotel , o Hotel Baía , o Farol Hotel ou o Fortaleza do Guincho .


Costa da Caparica

Almada

Costa da Caparica

Não é fácil chegar de transportes públicos, por isso para encontrar as melhores praias desta costa de 15km a sul da capital é melhor levar o carro. A Costa da Caparica é um dos maiores areais ininterruptos da Europa, mas devem ser evitadas as zonas mais concorridas junto ao centro da Caparica -- seguindo pelas dunas chega-se à bela e mais selvagem praia da Fonte da Telha.


Estoril

Tamariz, Estoril

Antes de se chegar a Cascais, passa-se pelo Estoril, onde se situa a praia mais famosa de Portugal na década de 1950 (quando o seu castelo ilustrou inúmeros postais). Hoje a Praia do Tamariz continua a receber multidões de jovens e de turistas, e o maior casino da Europa ainda se encontra do outro lado da estrada. Caminhando pelo paredão, passando pelos bares, chega-se a Cascais.


Os Parques

Parque Eduardo VII, Lisboa

Até muitos lisboetas desconhecem grande parte dos paraísos verdes da sua cidade. Logo a norte da avenida principal do centro histórico encontra-se o Parque Eduardo VII, que é muito maior do que parece à primeira vista, escondendo uma maravilhosa estufa junto a um lago. Depois há os jardins secretos da Tapada das Necessidades, geralmente desertos e com um grande relvado para se ficar ao sol. Melhor ainda é o maior parque florestal urbano da Europa, Monsanto. Veja os melhores espaços verdes de Lisboa aqui: 10 Belos Parques e Jardins


Parque das Nações

Ponte Vasco da Gama, Lisboa

O bairro mais moderno de Lisboa encontra-se virado para o Tejo e tem vários espaços para se desfrutar do ar livre. Um deles é o Parque do Tejo, criado entre 1995 e 1999 como área de lazer junto à maior ponte da Europa, com a sombra de mais de 15.000 árvores e muito espaço para se deitar ao sol. É perfeito para um piquenique ou para descansar depois de um passeio junto ao rio, passando pela melhor arquitetura contemporânea e arte pública da cidade. É também usado para a prática de atividades desportivas, desde jogos de futebol a ioga.


Praça do Comércio

Baixa

Praça do Comércio, Lisboa

Anos de reabilitação deram à Praça do Comércio (a maior praça da cidade e uma das maiores da Europa) mais espaço pedonal e novas esplanadas. Virada para o rio e para o Cais das Colunas, é também onde turistas escolhem ficar a admirar o estuário do Tejo e a Ponte 25 de Abril (alguns até chegam a molhar os pés). Para uma bebida refrescante ou refeições prolongadas ao sol, há os vários cafés e restaurantes.


Parque da Pena

Sintra

Palácio da Pena, Sintra

Quando as temperaturas subirem, refresque-se no encantador Parque da Pena em Sintra, onde se encontra o palácio mais espetacular do país e as ruínas do Castelo dos Mouros. Perto destes dois monumentos estão mais palácios e vegetação com vista para a costa mais ocidental da Europa.


A Noite

Cais do Sodré; Bairro Alto

Praça Luís de Camões, Lisboa

Durante o verão, o sol só se põe cerca das 21h, por isso muitas vezes os jantares em Lisboa só começam depois das 22h, e os copos depois da meia-noite. O bairro tradicional da vida noturna tem sido sempre o Bairro Alto, mas este tem agora concorrência descendo a colina até ao Cais do Sodré. Outrora zona de encontros entre marinheiros e senhoras da noite, é agora onde Lisboa se junta para ouvir música alternativa e para beber uns copos pela noite dentro. O ponto de partida é sempre a Praça Luís de Camões.